Para ao menos 60,3 milhões de brasileiros, a virada do ano, marcada pela cerimônia de empossamento do presidente Lula, foi motivo de alívio. Um respiro profundo, como aquele que damos após um longo mergulho no mar. De fato, o fim de ciclos tende a provocar sensações como essa, mas, apesar dos tempos indicarem águas mais …
CONTINUAR LENDOPara amantes de tradições, chegou o momento de fazer a típica lista de resoluções para o novo ano que está começando e, é claro, refletir sobre o que acabou de chegar ao fim. Tópicos como “comprar algo de alto valor”, “conquistar um posto específico de trabalho” e/ou “colocar um projeto de férias em prática” geram bastante …
CONTINUAR LENDOEm um discurso bastante voltado à sua pequena, ainda que fiel, base de apoiadores – equivalente a 22%, de acordo com o último levantamento do Instituto Datafolha, publicado este mês -, Bolsonaro se fez de bobo no palco internacional das Nações Unidas e nós, sua corte, assistimos envergonhados uma contação de mentiras enfadonhas e dados …
CONTINUAR LENDOQue bonito é ver uma pauta feminista conquistando o holofote em um evento de proporções globais como as Olimpíadas. A equipe alemã de ginástica, liderada pela atleta Sarah Voss, fez história ao entrar em cena internacional com collants que cobrem as pernas, em protesto à sexualização do corpo feminino. A luta por equidade de gênero …
CONTINUAR LENDO“Ninguém queria estar na rua no meio de uma pandemia. É que Bolsonaro não deixou outra alternativa pra gente.” A frase, bastante pertinente, é do político Guilherme Boulos (PSOL), referente às manifestações antigoverno que tomaram conta das avenidas de todos os estados brasileiros no sábado, dia 29 de maio. Pela primeira vez, desde o início …
CONTINUAR LENDOO quanto pode ser feito em um período de quinze anos? Oras, a resposta para esta pergunta parece depender muito do sujeito em questão. Para um inseto efemeróptero, que, como o próprio nome sugere, vive no máximo 24 horas,nada pode ser feito, pois uma década e meia vai muito além de sua realidade existencial. Para …
CONTINUAR LENDOAlgo está diferente no jornalismo brasileiro. Em partes porque seus consumidores já não são mais os mesmos; em outras, porque a própria maneira de buscar informações mudou – e, aqui, nota-se que o discurso vai muito além da volatilidade e rapidez das redes sociais. Trata-se de uma questão muito mais ideológica do que, propriamente, tecnológica. …
CONTINUAR LENDO